Tudo que Poderia Ser ou Ter Sido.

By constantly rejecting and silencing my desire out of fear, I tend to live in a world of fantasies and suppositions, thinking things like what if I've chosen something different? What if I said yes? What if I took a risk? What if I were someone else? It is a collection of 12 oil on paper paintings relating crying people portrait with objects with wasted potential.



Illustration
Painting
Graphic Design
2022

🌋 Vulcão 🌋
Um vulcão adormecido, sem entrar em atividade por muitos anos, ainda pode ser considerado um vulcão? Tanto tempo sem escapar o seu magma para a superfície que perde-se sua principal característica definitória de vulcão. O que o diferencia de uma simples montanha?

O vulcão teve seu papel fundamental na formação das primeiras vidas na terra e, tirando todo o potencial destrutivo que ele literalmente tem, é inegável o espetáculo visual da progressão das fumaças que tomam o céu e no borbulhar da lava e da liquidez do fogo.

É uma pena todo esse poder retido e aprisionado né? Me pergunto se com todo esse tempo sem cuspir o seu âmago, será que o vulcão mantém uma memória muscular em como explodir? Ou passa a desacreditar do seu próprio magma?


🐚 Ostra 🐚
Para uma ostra produzir uma pérola ela precisa ser ferida, ou seja, se arriscar. Jogar a aposta que é viver. A formação da pérola é um mecanismo de defesa ativado para cicatrizar ou neutralizar um corpo estranho, como um grão de areia. A formação de algo tão valoroso e precioso ocorre somente quando há o perigo, a vivência e a dialética.

Impossível não se questionar se a ostra tem ciência de que há algo precioso repousando dentro de si. E se tiver tal consciência, ter a reflexão de que essa formação é simplesmente uma resposta natural e inerente à sua existência. Já imaginou o tamanho da pérola que poderia ser criada? Toda ostra tem o potencial de gerar uma jóia, no entanto, esse potencial é somente exercido dentro da rusga que é estar vivo.

📼 Fita 📼
Uma fita cassete pode registrar até 60 minutos de áudio. Cabe o álbum Process de @sampha, cabem os registros da esposa de Kafuku no filme Drive my Car. Cabe também um extenso desabafo pós terapia ou uma declaração de amor em forma de curadoria musical. Pior do que uma fita nunca gravada é uma fita gravada e nunca ouvida, que é desperdiçada em emocionar, relembrar, expressar e sentir. São 60 minutos de potencialidade em impactar e transformar anulados.


🖊 Caneta 🖊
Do que adianta uma caneta que nunca tocou a superfície de um papel? Seja por insegurança, seja por não ter o que dizer, ou seja pelo motivo mais mesquinho, dó do seu fim. Todas as cartas que poderiam ter sido escritas, todos os poemas, relatos ou até rabiscos que antes se faziam ao ficar no telefone. A tinta secou e todos os traços e linhas que, quem sabe, poderiam ter transformado o mundo, não foram escritas.
🌊 Represa 🌊
Eu nunca vi as Cataratas do Iguaçu, mas sempre escuto relatos das pessoas que descrevem a força, a intensidade, a dominância daquele desaguar das águas.  “Impossível não sair molhado e impactado de lá”. Agora imagina essa queda contida, cerceada e represada. A princípio a queda já deixaria de existir, o estrondo e o barulho seriam censurados em silêncio e sobraria apenas o assobio do vento. Perderíamos todo o poder. Deve ser a mesma situação com as Cataratas de Niagara, a qual também não fui, mas sua repressão levaria à inexistência daquela cena do Pica Pau e ao casamento de Jim e Pam. Triste.

Eu pude experienciar o poder transformador da Gullfoss, uma catarata gigante de queda dupla. A atmosfera é tomada pela sua presença e qualquer palavra se torna impronunciável perante seu esplendor. Se Gullfoss fosse aprisionada a sua segunda queda morreria e com certeza eu não seria quem eu sou hoje.
🎇 Fogos de Artifício 🎇
Todos os anos eu vejo os fogos de artifício explodirem e fazerem seu show no céu durante a virada do ano. Sempre tem alguma mágica nova. De um ano pro outro eles conseguiram fazer o formato de um coração e desenhar um smile. Como isso existe? Como é possível coordenar cada pontinho de pólvora? Talvez esse mistério faça parte da graça.

Se esses fogos de artifício não saíssem de suas caixas e não fossem ignizados para realizar esse espetáculo, além de não cumpririam seu propósito, eu não teria os meus 15 minutos de contemplação e consequentes olhos marejados. Momento que penso como foi o meu ano, relembro desejos, revivo momentos e respiro fundo na esperança de que "agora vai".

🛥 Propulsor 🛥
Sempre que retorno à inanição, depois de uma temporada em trânsito, percebo como é bom estar em movimento, pulsando. É instantâneo, assim que me encontro parado, a saudade do movimento toma conta e sinto que é por isso que estou vivo. Confesso que apesar dessa saudade, às vezes é difícil sair da inércia quando parado, e é por isso que me entristece tanto uma marina lotada de barcos, alguns com anos ali, sentido no máximo aquele movimento de vai e vem sonolento da maré. Essas embarcações tem o que eu queria, mas não utilizam, um propulsor. Mecanismo que poderia levá-los ao redor do mundo e colecionar as histórias mais incríveis. Mas por tanto tempo inativo, foi tomado de ferrugem e algas, sem impulsionar nada a lugar algum. Se quer que algo morra, condene-o ao estático.
🗃Rascunho 🗃
Aquela mensagem difícil de escrever, aquela conversa difícil de ter. Aquela coisinha que queremos muito dizer e comunicar, que vai fazer toda diferença na trajetória e nas relações, mas que fica guardado dentro da gente, na verdade entalado, sufocando. Pode ser uma declaração de amor ou uma declaração de fim de amor. O ensaio para a criação de limites ou um convite. Mensagens essas por sorte encontradas na pilha de rascunhos, mas nunca no envio.

🪅 Esfera de Hoberman 🪅
A esfera de Hoberman nasce com uma pergunta: Como é possível fazer um objeto físico se transformar? Com os movimentos de puxar e empurrar a esfera abre e fecha dinamicamente, gerando a transformação do objeto, convergindo para o seu centro ou expandindo e irradiando como o universo. A esfera pode aumentar até 3 vezes o seu tamanho mantendo a sua forma. Afinal, o que seria de uma esfera de Hoberman, criada para expandir como o universo, manter-se estática em sua pequenez? O que seria de um objeto, em que a expansão e dinamismo é inerente à sua concepção e existência, se ater à paralisia?

🪨 Rocha 🪨
Como sabemos que atrás de uma formação rochosa há uma pedra preciosa? Quais são os indícios da superfície que informam ou denunciam a valiosidade de seu interior? Será que a pedra tem ciência do que há no seu cerne? Será que para conhecermos a possível magnificência é necessário a destruição do seu exterior? O valioso é somente valioso quando externalizado?

📏 Trena 📏
Quão terrivelmente cômico seria a existência de uma trena com capacidade de medir até 30 metros de extensão sendo utilizada para mensurar miudezas, 5, ou 20 centímetros? Tal trena, tão acostumada em se desembolar até 20cm, se surpreendeu no dia que foi utilizada para medir um pé direito, daqueles de 3 metros de respeito. Expandir-se doeu tanto que nem se lembrava do seu poder. Apesar do emperro e da ferrugem, esses centímetros, que nunca foram cuspidos para fora do casulo, conheceram finalmente o ar fresco.
🌰 Semente 🌰
Uma vez me falaram uma frase muito óbvia mas que ressoa frequentemente na minha cabeça. “Cada castanha é um caju”. Simples mas surreal né? Dá uma dimensão, de uma pequena castanha, para um caju mediano e para uma grande árvore carregada de fruta. Essa mesma castanha que eu como aos punhados também é -ou era- a possibilidade e a potência em si de se tornar um cajueiro. Acho que nunca vi um cajueiro.